Tá com frio? Treina que esquenta!


Texto escrito por Flávia Gonferr, profissional de educação física, falando sobre as vantagens de treinar no inverno.


Vantagens de treinar no inverno


O corpo que eu quero no verão, eu construo no inverno.

Já vou começar falando que TREINAR NO FRIO QUEIMA MAIS CALORIAS. Isso porque nosso corpo, naturalmente, gasta mais energia para manter nossa temperatura em equilíbrio. Portanto, se durante o período de inverno, você praticar atividade física aumentando seu consumo energético, obviamente terá um maior gasto calórico durante o treino.


Além disso, praticar exercícios no frio torna-se mais confortável, pois a temperatura mais baixa facilita o controle térmico do corpo melhorando o desempenho durante o exercício, principalmente para aqueles com maior exigência aeróbica. Em dias mais quentes, suamos mais e a frequência cardíaca e respiratória, se elevam mais rapidamente causando cansaço. Sendo assim, o inverno pode ser um bom momento para INTENSIFICAR OS TREINOS.


Ah, Flávia... mas no frio eu me sinto travado e sinto dores nas articulações! MAIS UM MOTIVO PARA VOCÊ SE EXERCITAR! Para suportar a baixa temperatura do ambiente, o corpo entra num “estado de defesa” contra o frio. Os músculos se contraem para reter calor e ocorre um aumento da viscosidade do líquido sinovial, que fica dentro das nossas articulações e que funciona como um “lubrificante”. A junção desses dois fatores e falta de atividade física (movimentação), resulta em dores e rigidez muscular.


Tirando a preguiça que sentimos (a luta mais difícil no inverno), tudo é uma questão de um bom direcionamento e aquecimento, para preparar a musculatura para receber os estímulos do treino. Usar roupas confortáveis e agasalhos apropriados, optar (quando possível) por treinar em horários com temperaturas mais amenas, ingerir um bom pré-treino para garantir energia... tudo isso ajudará a manter a rotina e disciplina, mesmo estando no auge do “lerigou da Frozen”!


Para finalizar, entre o inverno e o verão, temos apenas seis meses. Logo, aquele shape tão almejado para ser apreciado na estação mais pouca roupa do mundo, tem que ser construído a partir de agora. TÁ COM FRIO? TREINA QUE ESQUENTA! LARGA DE PREGUIÇA E “BORA”!

28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Texto escrito por Flavia Gonferr, profissional de educação física, sobre a importância da combinação de especialidades para um melhor desempenho. Sim! As pessoas olham para um profissional de educação

27.JPG

Olá, que bom ver você por aqui!

Esse espaço é para agregar conhecimento e esclarecimento sobre diversos temas.

Acompanhe sempre e pode "mandar a braba" que eu respondo! 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Instagram