BIÓTIPO – Os seus resultados dependem dessa compreensão



Texto escrito por Flávia Gonferr explicando sobre os modelos biológicos - BIÓTIPOS.


Uma das maiores indagações filosóficas e científicas é: “De onde viemos? Para onde vamos?”. Precisamos saber nossas origens, para descobrir quem somos e enfim, definir onde queremos chegar.


Isso vale para tudo na vida, inclusive para definir o tipo de atividade física, o tipo de treinamento e a elaboração da sua dieta.


Todo mundo já viu/ouviu/conhece alguém que come igual a uma jiboia e não engorda! Ou aqueles que com pouco tempo de academia já ficam fortes e definidos! Ou aqueles que quase passam fome, mas tem muita dificuldade de perder peso. Pois é, tudo isso é verdade e está diretamente ligado ao seu BIÓTIPO.


Saber e entender o seu biótipo, vai te ajudar a estimular seu corpo de forma mais eficiente valorizando seus pontos fortes. Você vai aprender que cada tipo possui necessidades diferentes, sendo importante adequar o estilo de vida, a dieta, a frequência, a intensidade e o tipo de treino específico para cada biótipo de forma a manter a saúde.


O que é BIÓTIPO?


O biótipo é o modelo do seu corpo que compreende: constituição óssea, massa muscular, metabolismo e quantidade de gordura. São dividos em 3 grupos: Ectomorfo, Endomorfo e Mesomorfo.


- Ectomorfo: O que come igual uma jiboia, mas não engorda

São aquelas pessoas que apresentam um corpo mais magro e esguio, de ombros estreitos e membros (braços e pernas) compridos. As mulheres desse biótipo possuem o quadril mais estreito também e pouco volume de seios.


Por possuírem um metabolismo mais rápido são capazes de perder peso mais facilmente, mas têm mais dificuldade para ganhar massa muscular.


Por isso, esses indivíduos devem priorizar o treino de força, com carga mais elevadas e pausas maiores para favorecer a hipertrofia (ganho de massa muscular) e as atividades aeróbicas devem ser moderadas.


- Mesomorfo: Aqueles que mal começam uma atividade física e já ficam fortes e musculosos

São aqueles abençoados por Deus! Possuem um corpo magro e musculoso por essência. Seu tronco é mais desenvolvido, pouca gordura abdominal, cintura mais fina e metabolismo mais rápido, além de ganhar massa muscular com facilidade.


O treino das pessoas mesomorfas devem incluir exercícios aeróbicos, como bicicleta ou corrida, intercalados com exercícios de força para ajudar a manter o percentual de gordura e de massa muscular adequados.


-Endomorfo: são os famosos “socadinhos”

Esses indivíduos apresentam baixa estatura, corpo mais arredondado e mais largo. As mulheres com esse biótipo apresentam quadril mais largo, coxas roliças e maior quantidade de gordura acumulada nesses locais.


Essas pessoas têm o metabolismo mais lento, maior acúmulo de gordura e têm mais dificuldade para perder peso, apesar de maior facilidade para ganhar massa muscular. Por isso são chamados de “socadinhos”, pois, se não fizerem um treino adequado vão aumentando o volume de massa muscular sem perder gordura. Logo, vão aumentando de tamanho e peso, mesmo fazendo atividade física e dieta.


Para essas pessoas é importante manter os exercícios aeróbicos de alta intensidade para inibir o acumulo de gordura, bem como exercícios de força regulares com cargas moderadas e maior estímulo de potência.


Importância de saber o seu biótipo


Como já explicado anteriormente, cada biótipo possui suas características e necessidades individuais. Entender seu biótipo faz com quem você o estimule de forma adequada para possuir um corpo equilibrado e saudável.


Da mesma forma, torna-se mais fácil estabelecer estratégias de treinamento para se atingir resultados mais pontuais e eficazes, conforme seu objetivo de treinamento.


Não menos importante, trata-se da autoestima e aceitação. Um endomorfo, nunca será um ectomorfo (e vice-versa). Saber sobre seu corpo acaba com comparações e com comportamentos que só prejudicam a saúde e não proporcionam um resultado sonhado. O que acontece na maioria das vezes são distúrbios alimentares, que não modificarão a estrutura biológica do seu corpo.


Saber sobre seu corpo faz você estimular e valorizar seus pontos fortes.




63 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
27.JPG

Olá, que bom ver você por aqui!

Esse espaço é para agregar conhecimento e esclarecimento sobre diversos temas.

Acompanhe sempre e pode "mandar a braba" que eu respondo! 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Instagram