Atividade Física x Ansiedade


Texto escrito por Flávia Gonferr, profissional de educação fisica, mostrando os benefíios da atividade física para pessoas acometidas de ansiedade.


E quem nunca sofreu com ansiedade que atire a primeira pedra!


A cabeça fica parecendo um tornado, com mil pensamentos fervilhando ao mesmo tempo; o coração acelerado; boca seca e aquela sensação de eu tudo vai dar errado. O detalhe é que em muita das vezes, tudo isso é por alguma coisa e/ou situação que nem aconteceu ainda.


Pode parecer normal sentir tudo isso, mas em muitos casos (e vem crescendo cada vez mais nos últimos anos), os sintomas estão saindo do controle prejudicando física e mentalmente um numero muito grande de pessoas.


Ansiedade


Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho.


Os sintomas variam de pessoa para pessoa e dependem da intensidade: palpitações e sentimento de impotência diante de situações adversas; preocupações e tensões exageradas; sentimento de perigo constante; falta de controle sobre pensamentos; sensação de que algo desagradável está para acontecer; tremedeiras.


Além de afetar a vida social, a ansiedade também pode afetar o ganho de peso e desencadear doenças cardiovasculares e respiratórias, além de depressão e neuroses.


O que a ansiedade faz com o seu corpo e o seu psicológico


São muitos os efeitos que a ansiedade causa ao corpo e a mente.

Pessoas que sofrem de ansiedade têm, por exemplo, dificuldade para dormir e tensão muscular. A ansiedade faz com que o corpo fique mais tenso, gerando muitas dores no corpo, dores de cabeça, dor na nuca e ombros e pescoço enrijecidos.


Como a atividade física pode ajudar na prevenção e no tratamento da ansiedade


Ao tratarmos de doenças psicológicas – como a ansiedade, além da necessidade de acompanhamento profissional, pois dependendo do grau é necessário introduzir mediação, a pessoa também precisa ficar atenta ao nível de estresse diário, cuidar da qualidade do sono e ingerir alimentos que aumentam os níveis de serotonina.


Não menos importante, pessoas com ansiedade devem praticar atividade física regularmente (sim! o remédio indicado para a prevenção e tratamento de todos os males).

Segundo estudo realizado por pesquisadores da Southern Methodist University, nos Estados Unidos, pessoas com um quadro clínico de ansiedade podem ter os sintomas amenizados com atividade física de intensidade moderada por 150 minutos por semana. A OMS – Organização Mundial da Saúde também recomenda esse volume de atividade física para o indivíduo deixar de ser considerado sedentário.


150 minutos semanais????? Sem a menor chance. Não tenho tempo. Veja bem 150 minutos semanais, podem ser: 3 treinos de 50 minutos – 2ª, 4ª e 6ª, mamão com açúcar; ou treinos de 2ª a 6ª de “meia horinha”! Dá pra fazer!


A prática de exercício físico é considerada a forma mais comum de tratar a ansiedade, já que traz benefícios para o sistema circulatório, contribui para uma maior produção de endorfina e melhora os níveis de serotonina e noradrenalina, substâncias envolvidas na ansiedade. Ao longo do exercício físico, o corpo é submetido ao estresse que faz bem, aquele que desencadeia a produção de alguns hormônios.


Caminhar cerca de três vezes por semana, por exemplo, já pode contribuir para lidar com a ansiedade e viver a vida com mais leveza. Fazer um programa de treinamento com exercícios aeróbicos de intensidade moderada também é recomendado. A concentração no treino ajuda a esquecer as preocupações e os problemas causados pela ansiedade, o que já é um grande benefício. Além disso, os efeitos da atividade física melhoram a autoestima fazendo que a pessoa sinta-se mais segura e confiante.


Mas, não se engane, para um efeito prolongado e eficaz é preciso praticar atividade física regularmente e fazer um tratamento integrado com um profissional de psicologia.

17 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
27.JPG

Olá, que bom ver você por aqui!

Esse espaço é para agregar conhecimento e esclarecimento sobre diversos temas.

Acompanhe sempre e pode "mandar a braba" que eu respondo! 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Instagram